quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DOAÇÃO DE MEDULA - SOCIEDADE CEARENSE DÚVIDAS OU MEDO


Determinação e grande fonte de conhecimento sobre os problemas enfrentados pela doação de medula óssea no estado do Ceará, a Assistente Social, Adalise Maia, mantém um ritmo impressionante na coordenação do centro de cadastro de medula óssea.

HEMOCE (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará ) conta com um departamento específico para o cadastramento de doadores de medula óssea desde o ano de 2001. Durante todo esse tempo de funcionamento grandes feitos foram realizados pela equipe e grandes preconceitos foram desmistificados.

A Assistente Social Adalise Maia, está a frente do setor de doação de medula óssea, onde vem prestando um excelente trabalho de apoio e esclarecimento sobre a doação de medula, aos familiares de pacientes que necessitam do transplante.

Foto: Fernanda Riomar

Segundo a entrevistada, atualmente grandes empresas estão se agregando a projetos de doadores voluntários, onde tem como principal objetivo esclarecer aos funcionários as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam desta doação e assim mobilizando através da sensibilização os funcionários e desta forma cadastrando-se no REDOMA (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). A ajuda destes empreendedores agiliza o processo de caracterização de perfis de medula óssea da população brasileira, que devido a sua miscigenação torna mais difícil a captação de todos os perfis.


Vanguarda News - Quem necessita dessa doação?
Adalise Maia - Pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.


Vanguarda News - Quem pode fazer a doação ?
Adalise Maia - Pessoas que têm entre 18 e 55 anos de idade e estão bem de saúde .Não pode ter tido câncer ou doença sexualmente transmissível.

Vanguarda News - Como e onde é feito o cadastro?
Adalise Maia - A pessoa se encaminha ao Hemocentro da sua cidade, portando a sua RG e CPF e ao chegar ao local, fará o cadastro.Em seguida será colhido uma amostra de sangue (10 ml) para teste de compatibilidade (HLA). Este teste é feito no Rio de Janeiro pois nosso estado não tem um laboratório de HLA, existe um projeto para a UFC realizar a construção de um. Todo o custeio desse processo é do governo que paga esse envio das amostras. Devido a essa falta de um laboratório de HLA viabiliza uma serie de problemas como o custo de manutenção do projeto, mas apesar de tudo o processo construiu uma base forte, que em sua maioria foi devido aos incentivos das famílias de pacientes.

Vanguarda News - O governo não entra nesta como parceiro?
Adalise Maia - Nosso maior parceiro hoje é a família dos pacientes que movem todos os meios de comunicação para conseguir um doador compatível.

Vanguarda News - Como é a compatibilidade de doadores ?
Adalise Maia - 25% dos pacientes têm possibilidade de encontrar doador compatível entre os irmãos. caso não seja encontrado entre familiares, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea( REDOME).

Vanguarda News - Por que se registar ?
Adalise Maia - Para o paciente, você pode ser a única possibilidade de cura. Assim, quanto mais doadores registrados, maior chance de encontrar um doador compatível. O Brasil por ser um país de grande mistura genética, o registro é mais importante ainda pois a grande variedade de raça influencia na hora da compatibilidade. O banco de Nova York, já possui por exemplo grande número de cadastro de brancos e agora está precisando de apaches pois estes tem um número reduzido de cadastro.

Vanguarda News - Como se encontra a situação deste cadastro ?
Adalise Maia - Nos anos de 2001 à 2007 estavamos com uma média de 1900 cadastros e no ano de 2007 - 2008 tivemos um crescimento consideravél para 25000, onde a família de um paciente “Mateus Aquino, de 4 anos” mobilizou toda a sociedade através de rádio, tv, msn, orkut e etc. , assim conscientizando e sensibilizando a sociedade em geral. A nossa grande parceira e propulsora de conquista de objetivos é a família.

Vanguarda News - Quais os procedimentos com o doador compatível?
Adalise Maia - Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para verificar seu bom estado de saúde.

Vanguarda News - Qual o procedimento mais utilizado no Ceará e onde é realizado?
Adalise Maia - Atualmente o Ceará não possui nenhum hospital com estrutura para captação e transplante de medula óssea.Existe um projeto do HGF se tornar um hospital referência para este caso. Hoje temos leitos de tratamento autólogo ( tratamento ao qual a medula é retirada do próprio paciente e em sua grande maioria resulta em casos positivos) . o nosso estado já realizou 5 transplantes e todos bem sucedidos.

Vanguarda News - Qual a principal dificuldade encontrada pela equipe do HEMOCE para o cadastro ?
Adalise Maia - Geralmente os mitos criados com o passar dos tempos, onde as pessoas acham que vão ficar fracas, que caso precisem doar para um familiar não vai poder pois ja fez uma vez, que podem ficar paralíticas por conta da anestesia geral e também a falta de incentivos, pois ao contrário do doador de sangue não existe nenhuma lei que gratifique o doador de medula.

Vanguarda News - Como a medula óssea é removida?
Adalise Maia - Existem duas formas, a punção direta, que consiste na coleta realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é realizada anestesia e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e após esse período pode retornar a suas atividades normalmente, não restando nenhuma cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 punções de agulha. Já na segunda forma, temos a máquina de aférese, o doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, que migram da medula para as veias e são coletadas por acesso de veias periféricas. O processo de coleta por aférese dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe.


Vanguarda News - Como os pacientes recebem a medula?
Adalise Maia - Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe as células doadas por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo novas células.

Vanguarda News - Posso doar mais de uma vez?
Adalise Maia - Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto, se for necessário, pode haver mais de uma doação. A medula do doador se regenera em aproximadamente 15 dias.



"E NA VERDADE SERIA UM TRABALHO DE EDUCAÇÃO MUITO GRANDE DE NÓS ASSISTENTES SOCIAIS ... LEVAR ESSA QUESTÃO DA DOAÇÃO COMO NADA EM TROCA ... VOCÊ É CIDADÃO VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE SABER COMO VOCÊ DEVE AJUDAR O OUTRO’’ Adalise Maia

Um comentário:

  1. muito importante esse tipo de materia, pois algumas pessoas temem realizar tal procedimento por falta de informação. Parabéns!
    Glauce

    ResponderExcluir